novembro 09, 2012

Zeitgeist: Engana-se quem se deixa enganar


Zeitgesit (“espírito da época”) é um filme do norte-americano Peter Joseph, muito bem feito, lançado em 2007. Teve visibilidade mundial, apelo extremo e causou muita polêmica ao tentar provar, através de diversas teorias conspiratórias, que Jesus Cristo teria sido uma invenção.

Com toda uma atmosfera de mistério, curiosidade e até medo, são abordados assuntos variados com muitas informações e dados que parecem reais. O filme de alguma forma nos envolve e por alguns segundos podemos tomar aquilo como verdade absoluta, mas só por alguns segundos.

Vale ressaltar que, por mais que as teorias conspiratórias apresentadas sejam extremamente atraentes, devemos duvidar das informações que recebemos, sempre devemos pesquisar, procurar fontes históricas e não aceitar tudo como verdade absoluta.

Ao pesquisar sobre o assunto, logo achei diversos artigos, tanto em defesa, quanto criticando o filme. Desta forma, devemos ver todos os lados antes de sair falando por aí, por exemplo, que Hórus teve a mesma história de Jesus, mesmo por que segundo alguns historiadores, não foi bem isso que aconteceu.

Segundo Dr Chris Forbes, professor sênior no Departamento de História Antiga da Universidade de Macquarie em Sidney, Austrália, especialista na história da religião e pensamento grego, esta afirmação é equivocada. Forbes diz que Horús na verdade é o Deus-Céu, que faz o sol nascer, isso distância a conexão de que dele ser o Deus-Sol (God Sun).

No documentário a história de Hórus se confunde com a história de Jesus: nascimento no dia 25 de dezembro, os 12 discípulos, supostamente nascido de uma virgem, crucificado e ressuscitou.

Segundo Forbes está é a história de Jesus e não de Hórus. Íris, mãe de Horús não era virgem e no vídeo não há fontes egípcias de que ela era.“É improvável que as fontes afirmem que Hórus nasceu no dia 25 de dezembro, porque dezembro é um mês latino” diz Forbes.

Acredito que, mexer com imaginário religioso é muito perigoso, muitas pessoas cegas por suas religiões não aceitam esse tipo de opinião. As informações contidas neste documentário, mesmo sendo falsas, nos obriga a repensar determinados assuntos, obtendo uma visão menos fantasiosa dos mitos e quem sabe assim nos fará desconfiar e questionar as verdades que até então consideradas absolutas.

Pra quem se interessa por teorias conspiratórias, é perfeito! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradoras

Colaboradoras
Thammy, Glau, Keh, Fah e Tati